quarta-feira, 1 de junho de 2011

Filtros Fotográficos

Uma pesquisa feita pelo grupo sobre os filtros fotográficos :

CONHEÇA OS PRINCIPAIS FILTROS FOTOGRÁFICOS
por Rodrigo Teófilo

PARA QUE SERVEM OS FILTROS?
Os filtros são acessórios que colocados na câmara permitem ao fotógrafo criar efeitos especiais, balancear as cores, corrigir situações indesejáveis e até mesmo proteger a lente. Normalmente são usados nas câmaras reflex, pois nestas máquinas o fotógrafo vê pelo visor o efeito que está buscando, mas várias câmeras compactas possuem adaptadores que permitem que se usem os filtros (isso quando já não trazem nativamente a rosca para encaixe).
Para saber qual o padrão de rosca da sua câmera para acoplar um filtro, geralmente os fabricantes marcam na parte interna da tampa original da lente, o diâmetro que deve ser usado. Em caso de dúvidas, pesquise no manual ou no site do fabricante. Então vamos a eles:


FILTROS DE PROTEÇÃO
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São aqueles que devem ser deixados permanentemente sobre a objetiva, protegendo-a contra poeira, areia, impressão digital e principalmente contra acidentes que poderiam fazer você perder sua lente. Na foto ao lado, imaginem o tamanho do prejuízo o fotógrafo teria se não estivesse usando filtro protetor?


Protetor
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Este filtro é projetado apenas para proteção, pois possui um tratamento de claridade que não afetará o equilíbrio de cor ou desempenho das lentes, mesmo de forma mais leve.
Foi projetado para servir apenas como protetor da lente, evitando que ela se deteriore por conta de sujeiras, batidas ou arranhões.


Ultra violeta
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É o filtro o mais conhecido e usado para proteção das lentes, com o diferencial de possuir a função de absorver os raios ultra-violetas existentes na atmosfera (principalmente em montanhas) não interferindo em nenhuma outra característica da fotografia.
Deve ficar permanente fixado a objetiva, sendo que outros filtros poderão ser colocados sobre o UV.


Skylight
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Também conhecido como 1A, este filtro, ligeiramente rosado tem uma função específica, corrigir o excesso de azul (por exemplo: na pele das pessoas) quando fotos são feitas em finais de tarde à sombra. É muito usado também em cenas de praia a céu aberto, etc.
Além disso, pode ser usado como filtro de proteção, já que não interfere em outros aspectos da fotografia.


FILTROS AVANÇADOS
Os filtros deste grupo são muito usados pelo profissional e pelo amador avançado com o objetivo de criar efeitos técnicos ou eliminar problemas com o assunto para uma boa apresentação da foto.


Polarizador
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Elimina reflexos indesejáveis, tais como aqueles que aparecem em pára-brisas ou vidros de automóveis, de vitrines, água, janelas, etc...
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Além disto cria efeitos dramáticos, aumentando a intensidade de tons azuis, o que possibilita um contraste forte, por exemplo, entre céu e nuvens, céu e arquitetura.
Importante: Este filtro exige correção de sensibilidade quando a câmara não possui fotômetro incorporado (bloqueiam de 1 a 2 pontos a entrada de luz - precisando de um incremento no aperture).


N.D. (Densidade Neutra)
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Os filtros de densidade neutra são freqüentemente ignorados pelos fotógrafos, porém estes filtros têm muitos usos e oferecem a possibilidade de conseguir resultados impensáveis de outra forma.
Os Filtros ND tem uma cor cinza e reduzem a quantidade de luz que o sensor recebe, mas não afeta o equilíbrio da cor. Tem quatro aplicações principais:
Permitir a utilização de velocidades de obturação lentas, para registrar movimentos em temas tais como cascatas, chuvas, carros, etc.
Para reduzir a profundidade de campo e permitir aberturas maiores os quais permitem separar objetos do fundo.
Para reduzir a sensibilidade ISO (por exemplo: ISO 400) e permitir que sejam utilizados em exteriores e em situações luminosas.
Para permitir que as câmeras com padrão "vídeo" (por usar uma velocidade de obturação fixa) possam filmar temas como a neve, areia ou outras, cujo brilho causam normalmente super exposição.


NDx400 (Super Densidade Neutra)
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Este filtro de super densidade neutra foi desenvolvido para permitir ao fotógrafo fazer fotos de longa exposição em ambientes com muitas luzes, que normalmente sofreriam estouros por conta de tanta luminosidade absorvida pelo sensor ou filme. Ele filtra grande parte da luminosidade para permitir shooters mais longos.
Capturas em luz forte do dia que se queira criar multi exposições, desfoques de movimentos, efeito véu em cachoeiras ou iluminação capturada de forma equalizada, com sombras mais amenas nos elementos, ficam perfeitas com o NDx 400 Filter.


Lentes Close-UP
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São acessórios que colocados sobre a objetiva da câmara, permitem fotografar a curta distância e fazer fotos de relógios, selos, flores e até mesmo reproduções de outras fotos. Existem nos graus +1, +2, +3, +4 e +10 (dioptrias). Quanto maior o número, maior a aproximação.


FILTROS PARA EFEITOS ESPECIAIS
Permite ao fotógrafo uma maior criatividade nas fotos, produzindo efeitos variados de acordo com o tipo desejado. Os principais são:


Cross Screen
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Conhecidos como filtros estrelas, pois quando acoplados a câmera, produzem literalmente "estrelas" nos pontos de grande luminosidade do assunto. Ex: luzes de ruas, sol atingindo superfície refletora brilhante, velas acesas, etc.
São comercializados em formas que permitem o efeito estrela sob várias formas, como 4, 6 ou 8 pontas.


Variocross
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Seus efeitos provêm de duas lentes cor, chapeadas com linhas paralelas gravadas em suas superfícies, estabelecidas em armações rotacionáveis independentes.
Ao girar essas armações, o grau de efeito da luminosidade pode ser variado para produzir qualquer expressão desejada, desde que a cena seja altamente refletiva.


Center-spot
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Este filtro permite fazer fotos somente com o centro do assunto nítido, ficando o restante fora de foco. É perfeito para realçar rostos em retratos, como um lugar especial na composição.


Soft-spot
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Estes filtros são semelhantes aos center-spots, pois além de deixarem o centro do assunto nítido, deixam o restante da foto envolta por uma suave difusão de imagem.
Importante: Estes dois últimos tipos de filtros podem ser também, encontrados com a parte que envolve o centro em cores, permitindo obter-se o centro nítido e na cor natural e o restante envolto em uma cor determinada.


Misty-spot
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Este filtro permite fazer fotos com a parte central da imagem nítida, com um contorno diferenciado na parte externa. Ele está disponível em quatro tipos:

* Breeze (briza) - tem um contorno unidirecional rajado de fundo.
* Gradual (graduado) - o contorno parece emanar do centro.
* Windmil (moinho de vento) - o contorno aparece como um torvelinho ao redor do centro.
* Halo (auréola) - o contorno aparece como irradiando-se de um ponto em direção ao canto do campo.


Dual e Tri Colors
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Estes filtros são divididos seções de cores, permitindo ao fotógrafo, criar fotos surealistas, em duas ou três cores, conforme o filtro que foi utilizado.
Existem em várias mesclas de cores, sendo as principais da escala RGB (vermelho, verde e azul) ou nas cores primárias (azul, amarelo e vermelho).


Gradual Color
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São filtros acrílicos semelhantes aos dual colors, exceto pela forma como é feita a coloração, uma vez que ele possui uma densidade gradual.
Perto do centro do filtro existe uma diminuição da intensidade da cor, para justamente criar um efeito mais natural, na medida que sai de uma tonalidade para outra.
É montado em uma armação rotatória, ficando a critérios do fotógrafo escolher a angulação de onde partirá o efeito.
Está disponível em sete cores: cor-de-rosa, amarelo, esmeralda, tabaco, Azul, malva e cinza.


FOG (Nevoeiro)
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Este filtro produz um efeito de neblina (nevoeiro) na foto, criando um clima suave em todo conjunto.
Este filtro é vendido em duas versões, sendo FOG A e o FOG B. O tipo B produz uma neblina mais forte que o A e mesmo assim podem ser usados conjuntamente (um aceita rosca do outro), para se produzir o efeito neblina ainda mais acentuado.
Importante: Têm seus efeitos controlados pelo fotógrafo através dos diafragmas da câmara, quanto maior o nº f (22, 16, etc) = menor efeito, quanto menor nº f (2, 2.8) = maior o aparecimento do efeito.


Difusor
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Como o próprio nome diz, produz um efeito difuso na foto, criando principalmente em fotos de pessoas um clima ameno e sensual. Existem vários tipos de filtros difusores, que vão desde os que produzem efeitos soft, hard, com coloração, entre outros, até mesmo polarizados (difuse PL).
Importante: Têm seus efeitos controlados pelo fotógrafo através dos diafragmas da câmara, quanto maior o nº f (22, 16, etc) = menor efeito, quanto menor nº f (2, 2.8) = maior o aparecimento do efeito.


Multi-imagem
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Estes filtros repetem a imagem em 3, 5, 7 ou 12 vezes na mesma foto.
O ajuste se faz girando parte do filtro e deslocando o assunto em vários ângulos.


Infravermelho
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Na maioria das vezes é usado em filmes especiais infravermelhos, devido a sua sensibilidade aos raios ultravioletas e os comprimentos de onda mais curtos do espectro visível. Ele filtra a maioria dos raios luminosos visíveis, aceitando o recebimento dos raios infravermelhos, permitindo assim criar efeitos fotográficos espetaculares, garantindo imagens menos carregadas, com contrastes e sombras mais perfeitos. Fica perfeito em vegetações, fotos médicas, spy shots profissionais ou paparazzis.
Este filtro pode ser utilizado com uma câmara fotográfica digital, uma vez a foto feita, deverá "dessaturá-la" (passagem em nível de cinza) através do computador.


FILTROS BALANCEADORES:

Conversão e PB
Essa seqüência de filtros que vocês verão é largamente utilizada em câmeras de filmes, pois suas principais utilidades são mexer nas propriedades de cores ou matiz da foto final.
Para as câmeras digitais, acabaram perdendo um tanto da sua utilidade, devido aos ajustes que podem ser feitos diretos na câmera (através do WB - Balanço de brancos), tipos de exposições, etc.
A foto digital pode ainda ser manipulada em programas de edição, como Photoshop, Gimp, Corel Photo Paint, entre outros, para se conseguir tais efeitos.
De qualquer forma, eles ainda existem e podem ser usados por pessoas que não queiram manipular suas imagens ou proceder ajustes diretamente na câmera.

FILTROS DE CONVERSÃO

São filtros que adaptam filmes coloridos (para fotos coloridas) "luz do dia", utilizados sob luz artificial, sem o uso de flash e vice-versa. Utilizando filmes do tipo daylight ou do tipo tungstênio com fontes de luz não apropriadas, podem aparecer distorções de cores que são corrigidas com os seguintes filtros:

* 80A / 80B
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- Ambos de cor azul reduzem o excesso de amarelo/avermelhado das lâmpadas caseiras ou lâmpadas photo-flood brancas quando não é utilizado o flash eletrônico. Importante: A utilização destes filtros reduz a entrada de luz na câmara. Obriga o fotografo a corrigir a sensibilidade do filme para menos, de acordo com a informação do fabricante do filme, quando a máquina não dispõe de fotômetro incorporado a câmara, com leitura através da objetiva.


* 85 / 85B / 85C
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- Estes filtros são menos utilizados que os anteriores e são feitos para converter filmes para "luz de tungstênio", usados sob ação da luz do dia.
* Possuem uma cor alaranjada e também obrigam correções de sensibilidade dos filmes, como os anteriores.


* FL-B / FL-D
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- Este é um filtro indicado quando a foto é realizada sob ação de luz fluorescente (muito comum em lojas), sem o uso do flash eletrônico. O uso deste filtro elimina o tom esverdeado da foto feita nessas condições. O FL-B é utilizado para corrigir os tons quando se usa filme para luz tungstênio e o FL-D quando se usa filme com balanço de branco em daylight.


FILTROS COLORIDOS PARA PB
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Os filtros coloridos são utilizados na fotografia PB (preto e branco) como forma de realçar os elementos que se pretende na imagem, criando fotografias muito mais contrastadas além de possibilitar ao fotógrafo maior controle da cena.
Os filtros coloridos bloqueiam determinadas cores, criando maior destaque ao elemento do assunto pretendido. Usando por exemplo um filtro vermelho (R - red), consegue-se bloquear a entrada das outras cores da escala primária RGB, ou seja, o verde (G - green) e azul (B - blue). Com isso as partes vermelhas da fotografia ficarão mais claras e as verdes e azuis mais escuras, criando maior contraste.

Existe centenas de filtros coloridos, indo desde os soft colors, passando pelos normais, os dark e darkest (escuros). Ou seja, existe uma infinidade de tonalidades de cores, mas abordaremos aqui apenas os básicos.
Veja quais as melhores situações para o uso dos filtros coloridos para PB:

* AZUL - Produz realce e dramaticidade em cenas com névoa (os tons azuis ficam mais claros e os vermelhos mais escuros).
* AMARELO - Ideal para fotos de paisagens, pois escurece ligeiramente o céu, deixando a vegetação mais clara (os tons verdes e amarelos ficam mais claros e o azul dá uma leve escurecida).
* VERDE - Garante ótimo resultado em fotos de paisagens onde haja uma grande predominância de vegetação (os tons verdes ficam mais claros e os tons azuis e vermelhos mais escuros).
* LARANJA - Um excelente filtro texturizador, pois consegue melhorar o contraste de pedras e madeiras, além de realçar as nuvens por escurecer o céu (deixa mais claro os tons amarelo, laranja e levemente vermelho. Deixa mais escuro os tons azuis e levemente os verdes).
* VERMELHO - Produz tons mais fortes no céu, deixando-o altamente escuro e bastante contrastado (deixa os tons vermelhos mais claros e escurece os tons azuis e verdes).

Veja algumas aplicações dos filtros dos filtros coloridos AQUI


DICAS IMPORTANTES

* Os filtros são acessórios úteis e, portanto, devem estar sempre em boas condições para permitir um bom rendimento, ou seja: devido a sua alta precisão, os filtros devem sempre ser guardados com cuidado e mantidos os mais limpos possíveis.
* Os filtros devem ser limpos suavemente com um tecido ou pano macio de algodão, por exemplo, com o tecido de limpeza de microfibra.
* Nunca utilize produtos químicos, como líquidos de limpeza de lentes pois podem danificar o tratamento.
* Se alguma mancha resistente persistir, pode - se normalmente lavar com água limpa e detergente ou um pano macio de algodão (se optar por lavar, deixar o filtro um bom tempo fora da lente para que seque por completo, principalmente nas áreas de encaixe plástico com o vidro).
* Evitar guardá-los em lugares úmidos.
* Quando não estiverem em uso, mantê-los na embalagem.

© COPYRIGHT - Este artigo sobre filtros foi feito por Rodrigo Teófilo (Rostev), ao qual possui direitos intelectuais sobre seu conteúdo completo."

Referencia Bibliografica :
Postado por : Luana Bernardes

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